O ambiente digital tem se fortalecido dia após dia, ainda mais após a intensificação desse hábito durante a pandemia. O consumo digital cresce em ritmo contínuo e na outra ponta, temos empresas ainda buscando seu espaço no mundo online. Um especialista em marketing digital é o profissional que vai ajudar nessa “virada de chave” e colaborar para que as empresas naveguem e cresçam neste ambiente.
Um especialista em Marketing Digital tem diversas opções de atuação e se tornará cada vez mais indispensável para as empresas, possuindo grande valor na construção e execução de estratégias assertivas e eficientes no ambiente online. Se você deseja aproveitar essa demanda, que não para de crescer, continue a leitura e saiba tudo sobre essa profissão e como se tornar um especialista em marketing digital.
Boa leitura!
O que faz um especialista de Marketing Digital?
O especialista de Marketing Digital vai olhar para todas as áreas relacionadas ao ambiente online, traçando metas e objetivos, executando estratégias e demais ações para garantir que o planejamento tenha sucesso e seja executado da forma ideal, maximizando resultados.
Esse é um profissional 360, que vai ter uma base sólida de conhecimentos em estratégias como por exemplo, geração de demanda, relacionamento com prospects, branding, SEO, Analytics, Customer Success e toda a área que engloba Inbound Marketing, entre outros.
Competências para se tornar um(a) especialista em marketing digital
Diferentes áreas do marketing digital irão demandar competências distintas e você pode desenvolvê-las de acordo com a sua intenção de especialização e de atuação no mercado.
Confira algumas que devem ficar no seu radar: SEO, Mídias Sociais, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, Tráfego Pago, E-mail Marketing, Data Analytics, Copywriting, Design gráfico e Desenvolvimento de sites e blogs.
Soft Skills importantes para o cargo
O cargo de especialista em marketing digital exige que o profissional tenha desenvolvido algumas soft skills importantes, independentemente da área de foco. Listamos abaixo algumas que você deve ter no radar, confira:
Soft Skills para atuar com Marketing Digital
- Boa comunicação verbal e escrita
- Pensamento analítico
- Visão estratégica
- Dinamismo
- Negociação
- Bom relacionamento
- Criatividade
- Lifelong Learning
- Inteligência Emocional
- Proatividade
- Resolução de conflitos
- Senso de liderança
- Colaboração
Qual é o salário de um especialista em marketing digital?
A média salarial do especialista em marketing digital é de quase R$7 mil mensais, olhando para a média nacional, segundo o Glassdor.
Com um olhar mais centrado em São Paulo, ainda analisando dados do Glassdor, podemos observar que a média é ainda maior. Esse profissional ganha mais de R$ 8 mil reais por mês.
Como se tornar um especialista em marketing digital?
Para se especializar em marketing digital, é importante ter planejamento, resiliência e uma dose de disciplina, afinal, nada acontece “do dia para a noite”, certo? Preparamos uma trilha para te ajudar a percorrer, rumo a uma carreira de sucesso. Confira:
Faça Cursos
É importante se manter atualizado e em constante evolução, construindo um perfil multidisciplinar. Por isso, é fundamental apostar em cursos de especialização, para que você possa desenvolver e aprimorar o perfil T-Shaped!. Veja um vídeo abaixo que fizemos sobre o tema:
Além de dezenas de cursos regulares para assinantes, abordando as mais diferentes áreas do marketing digital, oferecemos a Imersão Marketing Digital Expert.
Confira alguns cursos que você pode fazer na Mirago para turbinar seus conhecimentos:
Coloque em prática
O conhecimento teórico é muito relevante e indispensável, mas sem a prática, não atinge seu potencial máximo e, por consequência, não pode se tornar um(a) especialista de marketing digital. Muitas vezes, inclusive, acabamos esquecendo coisas importantes que aprendemos nos cursos, por não exercitar aquele conhecimento.
Transformar o conhecimento em prática é também o único modo de aperfeiçoar novas técnicas, abordagens e estratégias, por exemplo.
Haverá dúvidas que só surgirão na hora de executar e a lapidação desse conhecimento só será possível com repetidas tentativas e diversas otimizações. Portanto, mão na massa!
Teste e experimente
Principalmente no início, é interessante que você teste algumas áreas diferentes, para ter um panorama geral das possibilidades de atuação e sentir qual delas te gera mais identificação.
Depois de ter essa visão mais ampla, você pode começar a experimentar de forma mais assídua uma seleção um pouco mais restrita de áreas, até encontrar as áreas que você deseja aprofundar os conhecimentos e se especializar.
Busque Autoconhecimento
Uma das chaves para o crescimento pessoal e profissional é o autoconhecimento. Para isso, você precisa começar a entender como você trabalha.
Por exemplo: Como é a sua organização? Você trabalha bem em equipe ou é melhor trabalhando sozinho? Você é resiliente quando encontra dificuldades? Qual o seu ritmo de produtividade? Essas são algumas perguntas que você pode se fazer inicialmente.
Outro ponto é entender sua própria personalidade, para além do perfil profissional. Saber reconhecer acertos e falhas também é importante, filtrando os comentários dos outros e aplicando mudanças nos pontos que você reconhece que precisam ser desenvolvidos.
Para se autoconhecer, também é relevante que você defina seus valores e os tenha de forma muito clara na sua vida pessoal e profissional. O que é inegociável para você?
Paciência
Infelizmente, ninguém se torna especialista da noite para o dia, são necessárias muitas horas de trabalho e aprimoramento contínuo para alcançar este nível. O profissional deve ter resiliência e paciência com seu próprio processo de crescimento e desenvolvimento da carreira.
Contar com projetos paralelos, no entanto, pode ser uma forma de acelerar o processo de aprimoramento profissional, sendo eles projetos pessoais ou como freelancer, por exemplo.
Quanto mais horas práticas no “campo de batalha”, melhor. Quanto mais experiência no mercado, mais você consegue consolidar seus conhecimentos e ser reconhecido no mercado.
Onde você pode trabalhar como especialista em marketing digital?
Sendo um(a) especialista em marketing digital, você terá inúmeras possibilidades de atuação, como:
- Pequenas e Médias Empresas
- Grandes Empresas
- Startups
- Agências
- E-commerces
- Ou até como freelancer
A Mirago te ajuda a ser especialista de marketing digital
Agora que você já sabe mais sobre a profissão, incluindo possibilidades de atuação e salário, que tal colocar um planejamento em prática para alcançar os objetivos que deseja?
Com a Mirago é muito simples e fácil se especializar, já que são oferecidos mais de 50 cursos aos assinantes mensais e anuais do Plano PRO, além das imersões oferecidas.
Não sabe o que são as imersões? Vem comigo que iremos te explicar: são cursos profundos e completos, que te levam do 0 ao avançado, com exercícios práticos, trabalhando para uma empresa real e contando com uma visão ampla de diversas áreas, compreendendo cada uma individualmente e como se relacionam no dia a dia.
Uma das maiores imersões que temos disponíveis hoje é a Marketing Digital Expert. Ela oferece um estudo completo sobre 10 áreas do marketing digital, com diversos módulos. Você terá a oportunidade de estudá-las com professores extremamente capacitados e especialistas durante 6 semanas, de forma online e ao vivo!
Confira o que alguns de nossos alunos falam sobre a Imersão em Marketing Digital Expert:
Quer fazer igual ao Itamar, a Beatriz e a Daniele e dominar de uma vez por todas o marketing digital, se tornando um(a) especialista? Garanta sua vaga na próxima turma da Imersão Marketing Digital Expert!