Marketing pessoal: o que é e como se destacar?

marketing pessoal

Você já deve ter ouvido falar que as pessoas precisam saber “se vender” alguma vez, não é? Essa frase popular está intimamente relacionada com o marketing pessoal. Mas o que é isso, afinal? Se você já sabe como funciona o marketing digital, então entender o marketing pessoal fica ainda mais fácil.

O que é marketing pessoal?

Marketing Pessoal é uma estratégia que conta com diversas técnicas com o objetivo de fortalecer a sua imagem pessoal e reputação, através da promoção pessoal, tornando-se referência em seu setor. 

É uma forma de gerenciar a sua imagem e reputação, para atrair mais oportunidades e crescimento profissional.

Abusando de técnicas como produção de conteúdo e posicionamento, o profissional que utiliza marketing pessoal consegue criar uma imagem positiva e influente de si perante o mercado, ressaltando suas qualidades e aumentando sua autoridade. 

Obviamente, utilizar essas técnicas não significa mentir, mas sim ressaltar os atributos pessoais desejados com um bom gerenciamento de imagem.

Qual a importância do marketing pessoal?

Ter uma boa marca pessoal é fundamental para quem deseja ter sucesso profissional. Isso porque as pessoas tendem a confiar mais nas marcas pessoais que elas conhecem e gostam.

Cada vez mais os profissionais de recursos humanos e empreendedores utilizam as redes sociais para pesquisar os candidatos às vagas de emprego. O mercado de trabalho se encontra cada vez mais concorrido e se destacar é fundamental para alcançar seus objetivos profissionais.

Ao trabalhar uma boa estratégia, é possível alavancar a carreira e ter mais oportunidades de crescimento. Uma das principais vantagens em adotar o marketing pessoal hoje é, portanto, o aumento da visibilidade no mercado de trabalho

Consequentemente, você também poderá desenvolver autoridade no setor, aproveitar diversas chances para divulgar seu trabalho e até mesmo poderá conquistar novos clientes, se for o caso.

Marketing pessoal vs marketing profissional

Afinal, marketing pessoal e profissional são a mesma coisa? A resposta é: sim e não.

O marketing profissional visa trabalhar sua imagem pessoal olhando para o ambiente profissional, te fortalecendo como uma figura de autoridade no mercado de trabalho e o marketing pessoal também tem esse propósito. 

Porém, o marketing pessoal tem um segundo lado de abordagem, onde ele pode ser aplicado exclusivamente na sua vida particular, se essa for a intenção.

Um bom exemplo de marketing pessoal nesse sentido totalmente particular são as centenas de influenciadores, dos mais variados nichos na internet, que querem ser referência em seu nicho por hobby ou prazer. Não necessariamente esse nicho tem a ver com um trabalho.

Como fazer marketing pessoal?

Com o marketing pessoal você poderá se consolidar como uma figura de referência e autoridade perante empresas e clientes, atingindo todos os seus objetivos de modo mais fluido no mercado profissional. 

E para atingir o nível de autoridade desejado em determinado assunto por meio da sua marca pessoal, é preciso saber que entender o conceito é importante, mas colocar em prática é o que trará resultados a você.

Pensando nisso, criamos este conteúdo com dicas de como fazer isso da melhor forma.

Então, se você quer saber mais sobre o que é marketing pessoal e como fazer o seu, continue lendo o que preparamos para te ajudar a tornar essa estratégia uma realidade na sua vida. Acompanhe!


Tenha autoconhecimento

É primordial ter algum grau de autoconhecimento para traçar uma estratégia de marketing pessoal efetiva. Para te auxiliar a desenvolver essa jornada, você pode fazer uma  matriz SWOT de si mesmo. 

Dessa forma, você terá uma visão bem abrangente de pontos fortes e fracos, oportunidades que você pode aproveitar e ameaças que devem ficar no radar. 

Com a análise de SWOT pessoal realizada, foque naquilo que você faz bem de início e crie um plano para melhorar seus pontos fracos. 

Saiba o seu diferencial

Antes de começar a trabalhar na sua marca pessoal, é importante que você saiba qual o seu diferencial. Se faça perguntas como: o que eu ofereço de melhor? Em que sou especialista? Anote tudo e esmiúce todos os seus pontos fortes, que possam ser ressaltados em sua futura estratégia. 

O seu diferencial não precisa ser uma coisa só e pronto, algo engessado. Ele é o que te torna único, como um hábito, uma característica da sua personalidade ou, até mesmo, algum curso ou capacitação. Na Mirago oferecemos diversos cursos de hard skills soft skills que podem ser bastante proveitosos na sua jornada de descobrimento pessoal. 

Por fim, descobrir todos esses pontos servirá como um guia para todas as suas ações de marketing pessoal.

Como você quer ser reconhecido(a)?

Defina o trajeto que quer percorrer e coloque no papel: Que lugar deseja ocupar na mente das pessoas?  A que características quer estar associado(a)?

Ter essa clareza te ajudará a traçar uma estratégia sólida e desenvolver conteúdos consistentes que reforçam esses pontos, te ajudando a potencializar seu marketing pessoal. 

Marketing pessoal nas redes sociais

As redes sociais são a plataforma perfeita para construir e gerenciar a sua marca pessoal. Elas te dão a oportunidade de mostrar o seu talento e conhecimento para um grande número de pessoas.

No Linkedin, por exemplo, é possível trabalhar bastante o seu networking e fazer contatos de valor, além de claro, explorar todo o seu potencial na maior rede social corporativa dos últimos tempos. Use as características da plataforma para alavancar seu perfil e ser notado por mais pessoas.

Produza conteúdos relevantes

A qualidade do conteúdo que você irá produzir refletirá o seu conhecimento e terá impacto em sua imagem. Por isso, priorize sempre a produção e divulgação de conteúdos relevantes, conectados ao que o seu público-alvo busca e que esteja alinhado às demandas de cada plataforma. 

Com isso em mente, saiba escolher um canal que te favoreça. Se você gosta de escrever, crie um blog. Se curte câmeras, poste vídeos/fotos (YouTube e Instagram, por exemplo). Se possui habilidades de design, poste artes (como no Pinterest). Se gosta de áudio, faça um podcast.

Varie os formatos e atinja cada vez mais pessoas. Pesquise sobre as técnicas mais utilizadas em cada um deles e entregue o melhor.

Tenha uma comunicação clara e assertiva

Se comunicar de forma clara e assertiva é fundamental para o sucesso de um bom marketing pessoal. Ao produzir seus conteúdos tome cuidado com ruídos de comunicação, preste atenção para não cometer erros ortográficos ou gramaticais, por exemplo. 

Para quem grava vídeos, a linguagem não verbal (tom de voz, linguagem corporal, cores do ambiente, estilo de roupas) exerce um papel muito importante para sua audiência. Tudo em tela comunica e deve ser pensado estrategicamente, de forma intencional, alinhado com os seus objetivos. 

Pitch pessoal

Se destaque criando um bom pitch pessoal. O Pitch é uma apresentação de si, curta e direta que vai “vender” suas características pessoais e profissionais, demonstrando todos os seus diferenciais de modo atrativo.

Para criar o seu pitch, você deve identificar o seu contexto e seu objetivo com clareza. O que você quer conquistar com ele? Existem dois tipos de pitch pessoal, o longo e o estilo tweet. Para criar o seu tweet pitch (a versão compactada), você deve:

  1. O que faço e em qual categoria me encaixo? 

Busque preferencialmente alguma categoria que permita se diferenciar ao máximo, sendo pouco usual, para se destacar e já ir construindo sua reputação com o interlocutor.

  1. Defina seu público-alvo
    Saiba com quem está falando e como eles gostam de serem tratados
  2. Por fim, resultado. Qual resultado eu agrego?

Destaque o valor agregado por trás do seu trabalho e diferenciais.

Faça networking

O Networking é a arte de fazer conexões e criar relacionamentos. Seja online ou offline, essa é uma ótima maneira de expandir sua rede de contatos, o que pode render bons frutos, seja com parcerias ou mesmo para a geração de engajamento com seus conteúdos.

Essa é uma ótima forma de mostrar o seu talento para um grande número de pessoas e de conquistar novas oportunidades. Logo, não poderia ficar de fora dessa lista. Temos dois materiais sobre este assunto, um vídeo e um podcast. Confira!

E abaixo um podcast sobre o tema com Marcelo Miyashita, especialista no assunto.

Além disso, é indispensável participar de eventos, palestras, workshops, cursos, lives, etc. que estejam ou não relacionadas ao tema que aborda. Quanto mais diverso, mais contatos terá. Você também pode criar o seu próprio evento ou participar de grupos online.

Livros sobre marketing pessoal

Quer se aprofundar mais no marketing pessoal? Confira a seleção de leituras enriquecedoras que preparamos para você sobre o tema: 

  1. Personal branding: Construindo sua marca pessoal (Arthur Bender)
  2. Marketing pessoal: Dez etapas para o sucesso! (Sady Bordin)
  3. E se você fosse uma marca? (Aldo Wandersman)

Conclusão

Com todo esse conteúdo à disposição, chegou a hora de fazer acontecer! Trabalhe todo o potencial do seu marketing pessoal e faça da sua imagem a sua marca e identidade

Além disso, é importante também alinhar isso a outras estratégias (digitais ou não), como a captação de leads por meio de e-mail marketing, landing pages, um bom trabalho de SEO e UX para garantir bons números orgânicos em um possível blog/site e também a presença em mídias tradicionais. 

Com essas dicas, você estará no caminho certo para construir e estabelecer a autoridade dos seus conteúdos, seus produtos ou serviços. Mas saiba analisar e escolher o que de fato garante a você a interação e engajamento que procura…

Siga essa “receita” e veja seu trabalho alcançar novos patamares!

E sempre que precisar, lembre-se: a Mirago está aqui para apoiá-lo(a) em todos os momentos, com o que há de mais eficaz e inovador no Marketing Digital. Caso queira dar os primeiros passos neste universo, recomendo nosso Curso de Marketing Digital Gratuito.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
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