Trabalhar com Marketing Digital no Instagram é quase imprescindível para boa parte das marcas atualmente. Por isso, neste artigo, vamos te explicar tudo sobre como dar seus primeiros passos na plataforma (se você for iniciante) ou mesmo como consolidar sua presença (se já tiver alguma experiência).

Antes de entrar propriamente nos detalhes da ferramenta, vamos falar sobre objetivos.

Objetivos

Ao criar um novo perfil em qualquer nova mídia social é preciso definir seu objetivo ali dentro. 

O que você deseja? Quais resultados espera obter? Podem ser vários: 

  • Awareness (Reconhecimento de Marca)
  • SAC 2.0 (atendimento a clientes)
  • Encontrar novos clientes
  • Encontrar novos colaboradores
  • Compartilhar informações sobre seu negócio
  • Monitorar competidores
  • Formar uma comunidade

Geralmente é um mix desses objetivos que sinaliza que a empresa está preparada para atuar numa mídia social. 

Definir seu objetivo é essencial para que isso possa nortear todo seu trabalho de marketing digital no Instagram.

Planejamento de Conteúdo

Com a definição de objetivos claramente definida é hora de pensar no Planejamento de Conteúdo para o Instagram e aqui alguns pontos são essenciais.

Entenda sua Persona 

Definir e entender muito bem quem é (ou são) sua(s) persona(s) é essencial para todo trabalho que envolve produção de conteúdo:

  • Características demográficas,
  • Geográficas,
  • Psicográficas
  • Hábitos, comportamentos e atitudes
Público alvo vs Buyer Persona
Público alvo vs Buyer Persona

Ao definir sua persona isso te trará muito mais clareza para que possa planejar o conteúdo de Marketing Digital no Instagram.

Defina seus Territórios de Marca

Territórios de Marca
Territórios de Marca

Os Territórios de Marca são as possíveis áreas que sua Marca pode abordar nas mídias sociais. Vamos a um exemplo pra ficar mais fácil de entender:

Ex. a Mirago – Nós somos uma Escola de Marketing Digital, portanto, além de falamos sobre assuntos relacionados a esse universo de Marketing Digital (mais óbvio), também falamos sobre:

  • Carreira
  • Aprendizado
  • Gestão
  • Produtividade
  • RH
  • Vendas
  • e muito mais.

Ou seja, tudo isso foi definido com nosso time de marketing e a pergunta que norteia todos esses tópicos é: “O que minha persona acharia relevante saber sobre este assunto?”

Por isso a importância de definir muito bem sua persona: isso vai te ajudar muito no momento do planejamento e criação do conteúdo.

Linguagem utilizada (voz da marca)

O tom de voz da marca é uma definição de atitudes e valores de uma marca em qualquer ponto de contato com o cliente, inclusive nas mídias sociais. É pela voz da marca que a empresa comunica seus valores, sua identidade e seu posicionamento no mercado. 

Algumas coisas para definir nessa etapa:

  • Qual a linguagem a ser utilizada?
  • Um tom mais informal?
  • Mais bem humorada?

Lembre-se sempre que a respostas a essas perguntas devem ter tudo a ver com sua marca e seus valores.

Conteúdo x Contexto 

Cada mídia social tem seu contexto. O Facebook é diferente do Linkedin, que é diferente do Twitter. E, obviamente, temos que entender muito bem essas diferenças para adaptarmos nossa produção de conteúdo a cada uma delas.

Para fazer Marketing Digital no Instagram é muito importante que você entenda uma das principais características dessa rede: O poder das Imagens.

O Instagram é uma rede muito visual, você tem que entender esse contexto e se adaptar a ele. Explore boas imagens (se necessário, assine um serviço de fotos profissionais, contrate um fotógrafo ou vá aprender sobre fotografia), explore possibilidades com carrosséis no feed e capriche nos Stories com boas imagens. A criatividade é a chave aqui.

Conteúdo: Como vimos, a forma de fazer um título, uma chamada para ação ou até mesmo o tipo de conteúdo postado pode mudar de uma rede pra outra. É mais difícil fazer tutoriais no Instagram, por exemplo (pelo menos no feed e stories – embora você possa usar o IGTV pra isso). 

Entendendo o Algoritmo

O algoritmo do Instagram e da maior parte das mídias sociais funciona por engajamento. Ou seja, se na sua timeline aparecem sempre as mesmas pessoas e marcas é porque você engaja mais com elas (clica, comenta, curte, interage nos stories, lê o conteúdo e compartilha com amigos).

A partir do momento que você entende isso, você sabe o que precisa fazer: Incentivar engajamento. Simples, certo? Nem tanto. A melhor forma de fazer isso? Produzindo um excelente conteúdo que dialogue com seu público (ressalto novamente a importância de compreender muito bem seu público).

Nem todo post será um sucesso de engajamento, mas é importante testar conteúdos variados para entender quais ressoam melhor com seu público. É possível descobrir alguns padrões depois de algum tempo (ex. posts sobre produtividade performam melhor que posts sobre nutrição, por exemplo).

Utilize o Instagram para Negócios

Se ainda não tem um perfil comercial, migre para ele hoje mesmo. Você precisa de um perfil comercial para fazer Marketing Digital no Instagram com mais eficiência.

Vamos deixar um vídeo que fala mais sobre as suas vantagens e um tutorial passo a passo sobre como migrar seu perfil do Instagram do pessoal para o comercial.

Algumas vantagens:

  • Possui métricas – acompanhe dados para avaliar seu desempenho no Instagram.
  • Mais recursos na BIO – É possível disponibilizar meios de contato diretamente em sua BIO, como um link, que conecta seus seguidores diretamente com você via e-mail ou telefone.

BIO do Instagram

Aproveite muito bem esse espaço da BIO. Apesar de pequeno, você consegue inserir suas principais informações ali. O ideal é que você responda: 

  • Quem é você?
  • O que faz? 
  • Como pode ajudar as pessoas?
  • Seu Contato (site, telefone, e-mail) 

Dicas para BIO

  • Divida as informações com espaçamento ou quebra de linhas
  • Use CTA (visite seu blog, visite site ou LP, e-commerce, promoção, lançamento, novo conteúdo, etc)
  • Inclua Emojis
  • Use ferramentas como o Linktree para cadastrar vários links

Como conseguir mais Seguidores

Sim, chegamos à pergunta de 1 milhão de dólares: como ganhar seguidores no Instagram? 

1. Primeiro de tudo: não compre seguidores. 

Quais os problemas de comprar seguidores?

  • Esse novo Público não tem nada a ver com sua marca
  • Sua conta terá baixo engajamento
  • Você sofre o risco de penalidade (de perder sua conta, inclusive).

Ou seja, não vale o risco.

Também tenha muito cuidado com robôs que automatizam ações no Instagram. É possível que você perca sua conta se passar do limite. 

Avalie se não está caindo numa métrica de vaidade

É comum ver isso no mercado. “Meu concorrente tem X mil seguidores e nós só temos Y.”

E daí? É preciso analisar outros fatores como engajamento da marca, por exemplo. 

Por vezes você pode ter a metade dos seguidores de uma empresa mas ter o dobro de engajamento que ela. O número de seguidores por si só pode não significar muita coisa.

2. Ótimo conteúdo traz seguidores

Ponto final. Seu conteúdo deve entregar valor pra sua audiência. Esforce-se para ser um dos melhores de seu mercado. Não é fácil, dá trabalho produzir conteúdo de qualidade (exige tempo, esforço e recursos) mas valerá a pena e você conquistará novos seguidores ao longo do tempo. 

3. Promova seu Perfil

Inclua o link do seu Instagram no seu site e em suas assinaturas de e-mails. Divulgue seu perfil em outras mídias sociais. Se você costuma fazer vídeos no Youtube, promova seu perfil do Instagram lá e vice-versa.

4. Humanize sua marca

Pessoas se conectam com pessoas. Rotineiramente insira pessoas falando sobre o conteúdo criado. Isso aumenta a conexão e traz maior proximidade com o público.

5. Fique atento a oportunidades de conteúdo e poste “em tempo real”

Notícias, tendências, novas tecnologias, tudo isso são oportunidades a explorar. Inclusive com humor, se fizer sentido pra sua marca (memes, por exemplo). Por isso é importante estar atento a tudo o que acontece no noticiário do seu mercado (o Twitter é uma ótima ferramenta pra isso).

6. Mexa com a emoção das pessoas

Humor, posts inspiradores, motivacionais mexem com as emoções das pessoas. Nem todo negócio consegue fazer isso, mas se você puder, utilize em sua estratégia de Marketing Digital no Instagram.

7. Faça parcerias com influenciadores

Encontre pessoas relevantes no seu nicho e utilize seu poder de influência para atrair atenção para sua marca. Seja criterioso na escolha e tenha uma estratégia que vá além dos seguidores. 

Atualmente no mercado existem diversas empresas que podem te ajudar a fazer essa curadoria. Dê um Google aí!

8. Utilize Hashtags

Sempre utilize as hashtags no Instagram!

Pode parecer básico e até sem tanta relevância mas faz diferença no seu alcance e até engajamento. As hashtags:

  • Ajudam você a atingir o público-alvo que deseja
  • Aumentam as curtidas em suas postagens
  • Melhoram o engajamento do seu perfil
  • Ajudam a atrair novos seguidores do seu nicho
  • Constrói uma comunidade em torno de uma hashtag específica de sua marca, por exemplo.

Alguns exemplos: #tbt (recordação na quinta feira) #lookdodia (moda) #instafood (gastronomia)

9. Use e Abuse dos Stories

Os Stories são uma excelente ferramenta para engajar sua audiência.

Eles possuem 24 horas de duração e depois somem.

“Vou ter um trabalho de produzir um conteúdo que sumirá em 24h”?

Sim! Os Stories, quando bem trabalhados, podem ter um alcance melhor que as postagens no feed. Além disso, possui diversas ferramentas para engajar seu público:

  • Enquetes
  • Box de perguntas (que você pode responder)
  • Inserir música
  • Contagem regressiva
  • Fazer menções a outras contas
  • E muito mais

Utilize os Stories também para documentar os bastidores de seu negócio. Vai gravar um vídeo? Faça um Stories antes. Vai ter uma reunião do time? Uma apresentação interna? Grave e poste nos stories.

Como aumentar o Engajamento com Marketing Digital no Instagram?

Separei aqui algumas dicas rápidas para você que deseja ter mais engajamento com estratégias de Marketing Digital no Instagram:

  • Incentive comentários dos seus seguidores (Insira no texto uma chamada para ação)
  • Fique de olho nos melhores horários de postagens (tem menos peso do que antes mas ainda assim pode influenciar no alcance e engajamento)
  • Faça stories: são excelentes ferramentas para engajar o público. 
  • Promova concursos que incentivem engajamento (sorteio de livros, produtos e serviços, etc)
  • Surpreenda sua audiência: Grave vídeos agradecendo pessoalmente um novo seguidor e veja o que acontece. Isso funciona melhor pra quem está no começo. 
  • Utilize o Storytelling: Conte estórias, nós seres humanos adoramos ouvi-las. Um bom storytelling tem o poder de engajar muito sua audiência. Estude sobre o assunto e aplique não só no Instagram mas em outras mídias sociais que atue.
  • Faça Lives – excelente maneira de engajar com sua audiência, responder dúvidas, trazer convidados, fazer um webinar, etc.
  • Varie os tipos de postagens: Além do conteúdo, pense em variados formatos. Utilize o IGTV, vídeos no Feed (nuggets), carrossel, etc.

Gestão de Comunidade

Como toda rede social, em torno de sua marca você constrói uma comunidade. 

É importante cuidar e gerenciar bem dela. Criar esse senso de comunidade e pertencimento em torno de sua marca é uma das coisas mais poderosas dentro da atividade de mídias sociais.

Não é fácil, mas é possível.

É por isso que o Profissional de Community Manager ganhou muita força nos últimos anos como uma pessoa essencial para fazer isso acontecer.

Acompanhe e monitore Métricas e Resultados

Já diz a velha máxima que “quem não mede não gerencia”. Por isso, utilize a ferramenta Instagram Insights da própria ferramenta para entender melhor sobre seu público e seu comportamento com seu perfil.

Utilize esses dados para aprimorar seu conteúdo (entender o que funciona ou não) e obter mais engajamento futuramente.

Nunca deixe de olhar para os números. Mesmo um relatório simples como o do Instagram pode gerar alguns insights importantes. Fique de olho!

Ferramentas de Marketing Digital no Instagram

  • MLabs Planejamento de conteúdo, Calendário editorial e publicação em várias mídias sociais
  • Etus Planejamento de conteúdo, Calendário editorial e publicação em várias mídias sociais
  • Iconosquare – Métricas, ferramentas de publicação e monitoramento
  • Trakto / Canva – Mão na roda para criar designs profissionais
  • VSCO (app) – Edição de Fotos (disponível para Android e IOS)

Distribuição de Conteúdo com Anúncios

Essa parte é super importante e talvez seja uma das mais menosprezadas numa estratégia de marketing digital para Instagram.

Separe uma verba para anunciar seus posts e aumentar o alcance. Infelizmente o alcance orgânico é baixo na maioria dos casos.

Uma dica: Separe nem que seja uma verba irrisória por post. Os posts que melhor engajarem com sua audiência você investe mais. Essa é uma ótima forma de conquistar novos seguidores que tem a ver com sua marca e gerar mais engajamento no seu perfil.

É importante também testar segmentações de público distintas para entender o que funcionar melhor pra você.

Nunca deixe de distribuir seu conteúdo por meio de anúncios em qualquer mídia social, não apenas no Instagram. É uma estratégia importante e que não pode ser deixada de lado em tempos em que o alcance orgânico é cada vez menor na maioria das redes.

Concluindo

O Instagram é uma das principais mídias sociais da atualidade e não é à toa. A empresa está constantemente inovando e trazendo novidades para a ferramenta e as marcas precisam aproveitar esse engajamento natural do público com a plataforma para se relacionar com ele.

Espero que estas dicas tenham sido proveitosas pra você crescer e engajar o perfil do seu negócio com a sua audiência no Instagram!

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