Trabalhar com Marketing Digital no Instagram é quase imprescindível para boa parte das marcas atualmente. Por isso, neste artigo, vamos te explicar tudo sobre como dar seus primeiros passos na plataforma (se você for iniciante) ou mesmo como consolidar sua presença (se já tiver alguma experiência).
O Instagram se tornou um ecossistema poderoso e podemos dizer que “existem várias redes sociais dentro de uma só”, ou seja, as amplas possibilidades que a plataforma agregou ao longo do tempo tornou-a uma das mais completas redes sociais da atualidade.
Neste cenário, entender a fundo como explorar seus muitos recursos e possibilidades é uma tarefa para empreendedores, agências e profissionais de marketing digital.
Dito isso, antes de entrar propriamente nos detalhes da ferramenta, vamos falar sobre objetivos.
Quais são seus objetivos no Instagram?
Ao criar um novo perfil em qualquer nova mídia social é preciso definir seu objetivo ali dentro.
O que você deseja? Quais resultados espera obter? Podem ser vários:
- Awareness (Reconhecimento de Marca)
- SAC 2.0 (atendimento a clientes)
- Encontrar novos clientes
- Encontrar novos colaboradores
- Compartilhar informações sobre seu negócio
- Monitorar competidores
- Formar uma comunidade
- Aumentar suas Vendas
Geralmente é um mix desses objetivos que sinaliza que a empresa está preparada para atuar numa mídia social. Uma resposta do tipo: “Preciso estar no Instagram porque meus concorrentes estão lá” demonstra que você precisa dar um passo para trás e repensar sua estratégia neste canal.
Definir seu objetivo é essencial para que isso possa nortear todo seu trabalho de marketing digital no Instagram.
Depois de ter clareza sobre este primeiro passo, vamos à algumas dicas e estratégias que separamos neste vídeo, confira!
Planejamento de Conteúdo
Com a definição de objetivos claramente definida é hora de pensar no planejamento de conteúdo para o Instagram e aqui alguns pontos são essenciais.
Entenda sua Persona
Definir e entender muito bem quem é (ou são) sua(s) persona(s) é essencial para todo trabalho que envolve produção de conteúdo. Algumas das características e informações que você precisa levantar compreendem:
- Características demográficas,
- Geográficas,
- Psicográficas
- Hábitos, comportamentos e atitudes
- Desafios
- Medos e Desejos
Estas informações não são criadas “do nada”. O trabalho de definição de personas envolve pesquisa com clientes e prospects com o objetivo de entender a fundo seu universo. Você pode fazer entrevistas por telefone, presencialmente ou mesmo enviar pesquisas por e-mail ou WhatsApp: O importante é coletar informações relevantes que serão a matéria-prima para a criação de suas personas.
Ao definir sua persona isso te trará muito mais clareza para que possa planejar o conteúdo de Marketing Digital no Instagram. Com mais informações sobre o público que você deseja atingir, maiores são as chances de você produzir um conteúdo realmente relevante para ele.
Defina seus Territórios de Marca
Os territórios de marca são as possíveis áreas que sua marca pode abordar, tanto nas mídias sociais quanto em outros canais também. Vamos a um exemplo para ficar mais fácil de entender:
Ex. a Mirago – Nós somos uma Escola de Marketing Digital, portanto, além de falamos sobre assuntos relacionados a esse universo de marketing digital (mais óbvio), também falamos sobre:
- Carreira
- Aprendizado
- Gestão
- Produtividade
- RH
- Vendas
- e muito mais.
Ou seja, tudo isso foi definido com nosso time de marketing e a pergunta que norteia todos esses tópicos é: “O que minha persona acharia relevante saber sobre este assunto?”
Por isso a importância de definir muito bem sua persona: isso vai te ajudar muito no momento do planejamento e criação do conteúdo.
Linguagem utilizada (voz da marca)
O tom de voz da marca é uma definição de atitudes e valores de uma marca em qualquer ponto de contato com o cliente, inclusive nas mídias sociais. É pela voz da marca que a empresa comunica seus valores, sua identidade e seu posicionamento no mercado.
Algumas coisas para definir nessa etapa:
- Qual a linguagem a ser utilizada?
- Um tom mais informal?
- Mais bem humorada?
Lembre-se sempre que a respostas a essas perguntas devem ter tudo a ver com sua marca e seus valores.
É inevitável não pensar em marcas como a Netflix, por exemplo:
Conteúdo x Contexto
Cada mídia social tem seu contexto. O Facebook é diferente do Linkedin, que é diferente do Twitter. E, obviamente, temos que entender muito bem essas diferenças para adaptarmos nossa produção de conteúdo a cada uma delas.
Para fazer Marketing Digital no Instagram é muito importante que você entenda uma das principais características dessa rede: O poder das Imagens.
O Instagram é uma rede muito visual, você tem que entender esse contexto e se adaptar a ele. Explore boas imagens (se necessário, assine um serviço de fotos profissionais, contrate um fotógrafo ou vá aprender sobre fotografia), explore possibilidades com carrosséis no feed e capriche nos Stories com boas imagens. A criatividade é a chave aqui.
Conteúdo: Como vimos, a forma de fazer um título, uma chamada para ação ou até mesmo o tipo de conteúdo postado pode mudar de uma rede pra outra. É mais difícil fazer tutoriais no Instagram, por exemplo (pelo menos no feed e stories).
Vídeos: Em sua “guerra declarada” contra o TikTok o Instagram têm investido muito na parte de vídeo do Reels. Neste sentido, entender a dinâmica deste formato e produzir conteúdos deste tipo pode ajudar a melhorar os resultados de alcance e engajamento de sua marca no Instagram.
Entendendo o Algoritmo do Instagram
O algoritmo do Instagram e da maior parte das mídias sociais exibe mais (ou menos) suas postagens em função do engajamento. Ou seja, se na sua timeline aparecem sempre as mesmas pessoas e marcas é porque você se engaja mais com elas (clica, comenta, curte, interage nos stories, lê o conteúdo, salva os posts e compartilha com amigos).
A partir do momento que você entende isso, você sabe o que precisa fazer: Incentivar engajamento. Simples, certo? Nem tanto. Qual a melhor forma de fazer isso? Produzindo um excelente conteúdo que dialogue com seu público (ressalto novamente a importância de compreender muito bem seu público).
Nem todo post será um sucesso de engajamento, mas é importante testar conteúdos variados para entender quais ressoam melhor com seu público ao longo do tempo. É possível descobrir alguns padrões depois de algum tempo (ex. posts sobre produtividade obtém melhores resultados que posts sobre nutrição, por exemplo).
Utilize o Instagram para Negócios
Se ainda não tem um perfil comercial no Instagram, migre para ele hoje mesmo. Você precisa de um perfil comercial para fazer marketing digital no Instagram com mais eficiência.
Vamos deixar um vídeo que fala mais sobre as suas vantagens e um tutorial passo a passo sobre como migrar seu perfil do Instagram do pessoal para o comercial.
Algumas vantagens do Instagram Comercial:
- Possui métricas – acompanhe dados e estatísticas relevantes para avaliar seu desempenho no Instagram.
- Acesso ao Instagram Shopping – com a conta comercial você poderá ativar esta funcionalidade para melhor promover seus produtos.
- Mais recursos na BIO – É possível disponibilizar meios de contato diretamente em sua BIO, como um link, que conecta seus seguidores diretamente com você via e-mail ou telefone, por exemplo
BIO do Instagram
Aproveite muito bem esse espaço da BIO do Instagram. Apesar de pequeno, você consegue inserir suas principais informações ali. O ideal é que você responda:
- Quem é você?
- O que faz?
- Como pode ajudar as pessoas?
- Seu Contato (site, telefone, e-mail)
Dicas para BIO
- Divida as informações com espaçamento ou quebra de linhas
- Use CTA (visite seu blog, visite site ou Landing Page, e-commerce, promoção, lançamento, novo conteúdo, etc)
- Inclua Emojis
- Use ferramentas como o Linktree para cadastrar vários links
Veja como é a BIO da @mirago.com.br:
Como conseguir mais Seguidores
Sim, chegamos à pergunta de 1 milhão de dólares: como ganhar seguidores no Instagram?
1. Primeiro de tudo: não compre seguidores.
Quais os problemas de comprar seguidores?
- Esse novo público não tem nada a ver com sua marca
- Sua conta terá baixo engajamento
- Você sofre o risco de penalidade (de perder sua conta, inclusive), já que a prática de adquirir seguidores de forma automática é proibida de acordo com as políticas da rede social.
Ou seja, não vale o risco.
Também tenha muito cuidado com robôs que automatizam ações no Instagram. É possível que você perca sua conta se passar do limite.
Avalie se não está caindo numa métrica de vaidade
É comum ver isso no mercado. “Meu concorrente tem X mil seguidores e nós só temos Y.”
E daí? É preciso analisar outros fatores como engajamento da marca, por exemplo.
Por vezes você pode ter a metade dos seguidores de uma empresa mas ter o dobro de engajamento que ela. O número de seguidores por si só pode não significar muita coisa.
2. Ótimo conteúdo traz seguidores
Ponto final. Seu conteúdo deve entregar valor pra sua audiência. Esforce-se para ser um dos melhores de seu mercado. Não é fácil, dá trabalho produzir conteúdo de qualidade (exige tempo, esforço e recursos) mas valerá a pena e você conquistará novos seguidores ao longo do tempo.
3. Promova seu Perfil
Inclua o link do seu Instagram no seu site e em suas assinaturas de e-mails. Divulgue seu perfil em outras mídias sociais. Se você costuma fazer vídeos no Youtube, promova seu perfil do Instagram lá e vice-versa.
4. Humanize sua marca
Pessoas se conectam com pessoas. Rotineiramente insira pessoas falando sobre o conteúdo criado. Isso aumenta a conexão e traz maior proximidade com o público.
5. Fique atento a oportunidades de conteúdo e poste “em tempo real”
Notícias, tendências, novas tecnologias, tudo isso são oportunidades a explorar. Inclusive com humor, se fizer sentido pra sua marca (memes, por exemplo). Por isso é importante estar atento a tudo o que acontece no noticiário do seu mercado (o Twitter é uma ótima ferramenta pra isso).
6. Mexa com a emoção das pessoas
Humor, posts inspiradores, motivacionais mexem com as emoções das pessoas. Nem todo negócio consegue fazer isso, mas se você puder, utilize em sua estratégia de Marketing Digital no Instagram.
7. Faça parcerias com influenciadores
Encontre pessoas relevantes no seu nicho e utilize seu poder de influência para atrair atenção para sua marca. Seja criterioso na escolha e tenha uma estratégia que vá além dos seguidores.
Atualmente no mercado existem diversas empresas que podem te ajudar a fazer essa curadoria. Dê um Google aí!
8. Utilize Hashtags
Sempre utilize as hashtags no Instagram!
Pode parecer básico e até sem tanta relevância mas faz diferença no seu alcance e até engajamento. As hashtags:
- Ajudam você a atingir o público-alvo que deseja
- Aumentam as curtidas em suas postagens
- Melhoram o engajamento do seu perfil
- Ajudam a atrair novos seguidores do seu nicho
- Constrói uma comunidade em torno de uma hashtag específica de sua marca, por exemplo.
Alguns exemplos: #tbt (recordação na quinta feira) #lookdodia (moda) #instafood (gastronomia)
9. Use e Abuse dos Stories
Os Stories do Instagram são uma excelente ferramenta para engajar sua audiência.
Eles possuem 24 horas de duração e depois somem.
“Vou ter um trabalho de produzir um conteúdo que sumirá em 24h”?
Sim! Os Stories, quando bem trabalhados, podem ter um alcance melhor que as postagens no feed. Além disso, possui diversas ferramentas para engajar seu público:
- Enquetes
- Box de perguntas (que você pode responder)
- Inserir música
- Contagem regressiva
- Fazer menções a outras contas
- E muito mais
Utilize os Stories também para documentar os bastidores de seu negócio. Vai gravar um vídeo? Faça um Stories antes. Vai ter uma reunião do time? Uma apresentação interna? Grave e poste nos stories.
10. Não se esqueça do Reels
O Reels do Instagram é uma das mais novas funcionalidades na plataforma (na verdade nem tão nova assim), mas em seus primeiros meses de lançamento ela entregava um alcance orgânico muito maior que outros formatos como Feed ou Stories.
E você deve prestar atenção nisso, pois esta é uma prática comum no lançamento de novas funcionalidades na plataforma: ou seja, toda vez que alguma nova função é lançada é comum ver a empresa aumentando o alcance orgânico destas publicações.
Portanto, para você que atua com Marketing Digital no Instagram é fundamental fazer testes logo que estas novas funcionalidades saem com o objetivo de potencializar seus resultados.
Como aumentar o Engajamento com Marketing Digital no Instagram?
Separei aqui algumas dicas rápidas para você que deseja ter mais engajamento com estratégias de Marketing Digital no Instagram:
- Incentive comentários dos seus seguidores (Insira no texto uma chamada para ação)
- Fique de olho nos melhores horários de postagens (tem menos peso do que antes mas ainda assim pode influenciar no alcance e engajamento)
- Faça stories: são excelentes ferramentas para engajar o público.
- Promova concursos que incentivem engajamento no Instagram (sorteio de livros, produtos e serviços, etc)
- Surpreenda sua audiência: Grave vídeos agradecendo pessoalmente um novo seguidor e veja o que acontece. Isso funciona melhor pra quem está no começo.
- Utilize o Storytelling: Conte estórias, nós seres humanos adoramos ouvi-las. Um bom storytelling tem o poder de engajar muito sua audiência. Estude sobre o assunto e aplique não só no Instagram mas em outras mídias sociais que atue.
- Faça Lives – as lives do Instagram são uma excelente maneira de engajar com sua audiência, responder dúvidas, trazer convidados, fazer um webinar, etc.
- Varie os tipos de postagens: Além do conteúdo, pense em variados formatos. Utilize vídeos no Feed (nuggets), carrossel, etc.
Gestão de Comunidade
Como toda rede social, em torno de sua marca você constrói uma comunidade.
É importante cuidar e gerenciar bem dela. Criar esse senso de comunidade e pertencimento em torno de sua marca é uma das coisas mais poderosas dentro da atividade de mídias sociais.
Não é fácil, mas é possível.
É por isso que o Profissional de Community Manager ganhou muita força nos últimos anos como uma pessoa essencial para fazer isso acontecer.
Acompanhe e monitore Métricas e Resultados
Já diz a velha máxima que “quem não mede não gerencia”. Por isso, utilize a ferramenta Insights da própria plataforma para entender melhor sobre seu público e seu comportamento com seu perfil.
Utilize as métricas do Instagram para aprimorar seu conteúdo (entender o que funciona ou não) e obter mais engajamento futuramente.
Nunca deixe de olhar para os números. Mesmo um relatório simples como o do Instagram pode gerar alguns insights importantes. Fique de olho!
Ferramentas de Marketing Digital no Instagram
- MLabs – Planejamento de conteúdo, Calendário editorial e publicação em várias mídias sociais
- Etus – Planejamento de conteúdo, Calendário editorial e publicação em várias mídias sociais
- Iconosquare – Métricas, ferramentas de publicação e monitoramento
- Trakto / Canva – Mão na roda para criar designs profissionais
- VSCO (app) – Edição de Fotos (disponível para Android e IOS)
Distribuição de Conteúdo com Anúncios
Essa parte é super importante e talvez seja uma das mais menosprezadas numa estratégia de marketing digital para Instagram.
Separe uma verba para anunciar seus posts no Instagram Ads e aumentar o alcance. Infelizmente o alcance orgânico é baixo na maioria dos casos.
Uma dica: Separe nem que seja uma verba irrisória por post. Os posts que melhor engajarem com sua audiência você investe mais. Essa é uma ótima forma de conquistar novos seguidores que tem a ver com sua marca e gerar mais engajamento no seu perfil.
É importante também testar segmentações de público distintas para entender o que funcionar melhor pra você.
Nunca deixe de distribuir seu conteúdo por meio de anúncios em qualquer mídia social, não apenas no Instagram. É uma estratégia importante e que não pode ser deixada de lado em tempos em que o alcance orgânico é cada vez menor na maioria das redes. Fizemos até um vídeo somente sobre este assunto, confira!
Concluindo
O Instagram é uma das principais mídias sociais da atualidade e não é à toa. A empresa está constantemente inovando e trazendo novidades para a ferramenta e as marcas precisam aproveitar esse engajamento natural do público com a plataforma para se relacionar com ele.
Espero que estas dicas tenham sido proveitosas pra você crescer e engajar o perfil do seu negócio com a sua audiência no Instagram!
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