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Growth Marketing: O método que ajuda as empresas a crescerem

Growth Marketing: O método que ajuda as empresas a crescerem

Entenda o que é a metodologia por trás do crescimento de negócios de sucesso em todo o mundo. Confira!
Growth Marketing

Você já deve ter ouvido falar do tal Growth Marketing. Essa é uma área que tem crescido muito nos últimos tempos. A demanda por bons profissionais tem sido cada vez mais latente. Mas, você sabe o que é o Growth Marketing e todas as suas particularidades? 

Se você deseja entender o que é o método e aprender a aplicar esse método, garantindo crescimento para as empresas, continue a leitura! Vamos explicar tudo o que você precisa saber. 

O que é Growth Marketing?

Podemos traduzir Growth Marketing como “Marketing de Crescimento”, ou seja, é um método de marketing holístico que proporciona o crescimento consistente de um negócio, alinhando resultados e práticas inovadoras para atingir metas comerciais. 

O Growth Marketing é capaz de atrair constantemente novos clientes, aumentando a receita, e os mantendo engajados para que, a longo prazo, se transformem em promotores da marca. Além disso, o Growth constrói relacionamentos sólidos e de longo prazo com os clientes, gerando vendas recorrentes e auxiliando no crescimento da empresa. 

Quais são as diferenças entre Growth Marketing e Marketing Tradicional?

O marketing tradicional tende a focar mais nas etapas iniciais do funil de vendas, como awareness e aquisição. Já o growth marketing explora todo o funil pirata. 

funil de marketing tradicional

Além disso, outra diferença entre ambos os métodos é que no marketing tradicional o foco está mais em estratégias relacionadas ao branding, como reconhecimento da marca, e também geram vendas. Já no growth marketing, o foco é no crescimento constante da empresa ao longo de todo o funil, utilizando diversas técnicas para isso. 

O que é o Funil Pirata? 

O funil pirata (ou funil de growth) tem a intenção de fazer o cliente caminhar dentro do funil, avançando da primeira à última etapa, assim como no funil tradicional. No entanto, a estrutura utilizada é voltada para a otimização da gestão da jornada do consumidor e conta com 6 etapas. Confira:

Awareness (Reconhecimento de Marca)

O topo do funil refere-se ao alcance da sua marca para o público, ou seja, se tornar presente para o público, fazendo com que eles conheçam a marca, tendo a ciência de que ela existe.

O awareness é uma etapa importante do funil, pois é o pontapé inicial para a marca crescer. Aqui é o momento de questionar quantos usuários a marca alcança em um período e como melhorar esse alcance, podendo trabalhar com estratégias orgânicas e pagas. 

Aquisição

Na aquisição pensa-se em como atrair usuários mais qualificados para perto da marca, com a intenção de convertê-los em leads. É uma etapa muito importante de ser mapeada. 

É possível explorar diferentes canais, com o propósito de atrair o público e fazer com que ele tenha interesse no que é oferecido. Para realizar essa tarefa, as empresas podem contar com as mídias sociais e com a aplicação de poderosas ferramentas, como Inbound Marketing e Outbound. 

É primordial estabelecer e mensurar algumas métricas, para conseguir analisar a qualidade do tráfego e como a audiência está se comportando. Dessa forma, é possível realizar otimizações e refinar a estratégia.

Algumas métricas relevantes possíveis de serem monitoradas pela equipe de Growth: 

  • Visitas a páginas do blog e landing pages;
  • Cliques em produtos;
  • Tempo de permanência na página;
  • Downloads de materiais;
  • Bounce Rate: métrica que calcula quantos visitantes abandonaram o site ao visitar apenas uma página;
  • Custo de Aquisição do Cliente: O CAC, como também é chamado, é vital nessa etapa, pois através dele é possível analisar a viabilidade de investimentos nos esforços de aquisição. 

Ativação 

Essa é a etapa em que o visitante é, finalmente, convertido. Os esforços agora são para qualificar e nutrir esse lead para continuar fazendo com que ele avance no funil, sem esquecer da experiência do usuário, é claro. 

É preciso ofertar o conteúdo certo, no momento ideal, para que o usuário veja o valor das soluções que a empresa oferece. Com uma abordagem redonda, a taxa de conversão aumenta, consequentemente. 

A taxa de conversão é a estrela dessa etapa, pois com base nela é possível otimizar a fase de ativação. Uma estratégia de CRO (Conversion Rate Optimization) nesta etapa e na anterior fazem muito sentido. 

Se as conversões da marca estiverem abaixo do previsto, é necessário voltar algumas casas para entender onde está o gargalo na comunicação com a persona.

Retenção 

Mais do que atrair novos clientes, é preciso mantê-los. Afinal, taxas de retenção ruins ou abaixo do esperado podem resultar em um problema de rentabilidade, uma vez que o CAC é sempre superior ao valor de manutenção de cada lead, além de requerer mais esforços. 

A etapa de retenção é justamente sobre rever a estratégia e entender o que está indo bem e o que precisa ser otimizado. Compreender quais motivos levam os visitantes a se desconectar da marca é fundamental para implementar estratégias e técnicas que evitam isso de continuar ocorrendo. 

Receita

Essa etapa é uma das mais importantes do funil, pois é focada no ROI (Retorno sobre investimento, em português). Afinal, aumentar a receita e manter a lucratividade é o objetivo final de toda empresa.  

É importante descobrir quanto cada cliente gasta, em média, na empresa para encontrar a lucratividade por consumidor da marca. Dessa forma, se obtém uma visão mais clara e detalhada da situação. 

Com esse detalhamento, é possível analisar quais clientes geram mais receita para a empresa e o quanto é necessário investir para realizar a manutenção de retê-lo. Logo, também é possível saber quais clientes ativos não proporcionam o ROI ideal. 

Com essa visão a empresa pode otimizar os esforços de marketing (especialmente em campanhas de tráfego pago), atingindo o perfil mais adequado com maior eficácia. O que é benéfico para todo o funil. 

Referência (Indicação)

Já comentamos anteriormente sobre o Marketing 4.0 em que o consumidor moderno é totalmente familiarizado com feedbacks. Ele valoriza muito as recomendações de terceiros, principalmente na hora da compra digital.

Nesta última etapa do funil pirata de Growth, os esforços são voltados à transformação do consumidor regular em um defensor da marca. O bom e velho marketing de indicação é valiosíssimo, afinal, não há forma mais econômica de obter novas oportunidades. 

Aqui temos um papo falando apenas sobre este tema, confira:

Mensurar esse processo, no entanto, pode ser bem desafiador. Como saber que lead foi gerado graças à indicação de um outro cliente? 

Uma saída adotada por muitos e-commerces é a criação de códigos de desconto específicos. Eles possuem a intenção de serem compartilhados nos círculos familiares e de amizade, oferecendo descontos, ofertas exclusivas, ou mesmo adesões gratuitas, por exemplo.

Existe diferença entre growth marketing e growth hacking?

Devido ao nome similar, é um equívoco comum achar que growth marketing e growth hacking são a mesma coisa. Growth Hacking é uma ferramenta importante no Growth Marketing, uma vez que é necessário otimizar ofertas e mensagens frequentemente para manter os clientes envolvidos e atrair novos leads. 

O Growth Hacking foca seus esforços em resultados imediatos, em um ritmo mais acelerado, buscando maximizar os recursos no menor tempo possível olhando para todo o funil pirata, como vimos.

Já o Growth Marketing tem uma visão a longo prazo, buscando também o crescimento, claro, mas com foco em um crescimento mais sustentável, com esforços concentrados mais na centralidade do cliente (envolvendo Customer Success e Customer Experience). Além disso, possui um olhar maior para o branding, com ações propostas de crescimento que fazem sentido para a marca. Como podemos notar, ambas técnicas são importantes para o sucesso da sua estratégia e devem andar lado a lado. 

Saiba mais sobre Growth Marketing neste vídeo que preparamos para você:

Por que fazer growth marketing?

O Growth Marketing é uma metodologia muito importante para fortalecer o ciclo de vendas de empresas com mais assertividade, com o auxílio dos dados. Existem diversas vantagens em adotar o Growth Marketing na sua empresa e implementar uma cultura e um time pensando no crescimento do negócio. Confira alguns benefícios: 

  • Aumento do ticket médio;
  • Gera leads mais qualificados;
  • Redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
  • Proporciona maior tráfego para o site e perfis nas redes sociais;
  • Transforma clientes em promotores da marca; 
  • Alcança mais clientes;
  • Proporciona melhor experiência de compra; 
  • E muito mais!

Como aplicar o growth marketing na sua empresa?

Para encontrar oportunidades de crescimento em sua empresa, utilizar o framework de growth pode ser uma boa forma de buscar suas alavancas.

Framework é um conjunto de técnicas, envolvendo ferramentas e/ou conceitos pré-definidos para desenvolver estratégias e solucionar seus respectivos problemas. 

O framework de Growth Marketing se divide em 4 etapas: 

1. Análise de Dados

Nessa etapa, é hora de olhar para dentro da própria empresa em busca de problemas ou oportunidades. Uma boa dica é começar pelo seu funil. Por exemplo: Imagine um funil com 4 macro etapas:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Vendas.

Ao mapear os dados deste funil e suas taxas de conversão entre as etapas, é possível encontrar oportunidades de melhoria e traçar um plano de execução eficaz. 

2. Levantamento de Hipóteses

Com os dados em mãos, é a hora de levantar algumas hipóteses para realizar testes que a equipe considera que possam ser relevantes. Reúna o time e faça um brainstorming, se dedicando para sair com várias ideias. 

3. Priorização

Depois de elencadas algumas ideias é hora de priorizar as tarefas e para isso, a empresa pode contar com o auxílio do método ICE Score. 

O ICE Score é um método usado para determinar o nível de prioridade que as demandas e testes devem ter na hora da execução pela equipe. Através da pontuação, é possível tomar decisões mais assertivas e alinhar a produção do time. 

Para isso, é preciso que a equipe atribua uma nota à tarefa, de 0 a 10, levando em consideração os seguintes tópicos:

  • Impacto: Qual demanda tem mais impacto na equipe? 
  • Confiança: Qual o nível de certeza sobre a efetividade de determinado ponto de melhoria? 
  • Facilidade (de implementação): Qual a facilidade de realizar esse teste ou tarefa?

4. Execução

A última etapa se refere ao momento de realizar os testes. Insira as demandas nas sprints e divida as tarefas entre os membros da equipe para serem realizadas. 

Depois de concluída esta 4ª etapa, o ciclo se reinicia. Volta-se a analisar os dados para entender como os testes estão se comportando e também volta a busca por novas oportunidades de melhoria e solução de problemas. 

Componentes essenciais de uma estratégia de growth marketing

Existem algumas peças-chave que são essenciais no desenvolvimento de uma estratégia de growth marketing, confira algumas delas.

Teste A/B

A realização de testes A/B é fundamental não só no Growth, como no Marketing Digital em si. Através deles, é possível melhorar a experiência do usuário e melhorar métricas como taxa de conversão e rejeição. 

Com o auxílio de algumas ferramentas, existe a possibilidade de duplicar um conteúdo, como uma página de site ou blog ou uma landing page, por exemplo, e fazer pequenas alterações para testar qual versão é mais bem aceita pela audiência. 

Os testes podem envolver site, email marketing, landing pages, app, anúncios, precificação, produtos e diversas outras possibilidades

É importante que cada alteração seja um teste distinto e que seja testada uma hipótese por vez, para mensurar adequadamente o impacto da alteração no teste.  As duas versões rodam e, por fim, há a análise dos resultados e implementação da versão vencedora. 

Para saber mais sobre este tópico, confira o vídeo abaixo:

Jornada de Compra

Entender a jornada de compra do consumidor é essencial para traçar estratégias de crescimento. Cada negócio tem sua especificidade, e é muito importante entender o caminho que um visitante percorre antes de se tornar, de fato, um cliente. 

Geralmente a jornada conta com 4 etapas:

Entender as particularidades de cada público e como ele percorre esse caminho é fundamental para identificar possíveis gargalos e soluções. Saiba mais sobre a jornada de compra neste vídeo:

Feedback do cliente

Em growth marketing uma questão central é o cliente e sua experiência com um produto ou serviço. É essencial coletar feedback dos clientes ao longo do tempo para entender se os testes estão surtindo efeito na percepção de valor dos clientes e potenciais clientes.

Esses feedbacks podem ser dados à empresa através de uma pesquisa NPS ou incentivando a devolutiva orgânica, através das redes sociais, ou ainda através de comentários na página de um produto, por exemplo. 

Esses feedbacks ainda podem ser usados como prova social em conteúdos e nas redes sociais, colaborando para a solidificação da autoridade da marca. 

3 ferramentas para ajudar o seu negócio a crescer

Contar com ferramentas eficientes e que permitem a realizar o trabalho de modo mais ágil e assertivo é, sem dúvidas, muito importante ao adotar qualquer estratégia. 

Confira uma breve lista de ferramentas que te ajudarão no dia a dia como Growth Hacker

Google Optimize 

O Google Optimize é uma ferramenta gratuita do Google para realizar testes A/B que será coringa em diversas etapas do funil pirata.

google optimize

Com ele, é possível realizar testes tanto de páginas inteiras, como de elementos específicos de HTML, como CTAs (Chamada para ação, em português), imagens, formulários, entre outros.  Esses testes contribuem para a otimização da experiência do usuário e taxa de conversão em geral. 

Clarity 

 O Clarity é uma ferramenta gratuita da Microsoft para avaliar comportamento do usuário em um site ou landing page. Possui Gravações de Sessões, Mapas de Calor e outras ferramentas para ajudar a mapear os dados relacionados à UX (Experiência do Usuário, em português) e também na realização de testes. 

microsoft clarity

Algumas das ferramentas que ele oferece são muito úteis na hora de traçar um planejamento estratégico, como o Mapa de Calor. 

Com ele, é possível saber onde os usuários mais clicam e navegam. Assim, é possível distribuir o conteúdo com mais intencionalidade, contribuindo para o avanço do usuário no funil pirata. 

Google Analytics

O Google Analytics também é uma ferramenta gratuita do Google. Com ele, é possível  avaliar diversas métricas sobre sites ou e-commerces, ajudando muito na criação e manutenção de estratégia. 

google analytics

Se você deseja aprender como utilizar essa ferramenta para lidar com suas estratégias de Growth Marketing, conheça o curso de Google Analytics da Mirago. Lá, você encontrará um curso completo, com diversos insights para otimização de estratégias e ainda contará com o auxílio de professores experientes e atuantes no mercado para sanar todas as suas dúvidas. 

4 competências para trabalhar com Growth Marketing

As empresas buscam cada vez mais profissionais que ajudem as empresas a crescer, e o Growth Marketer passou a ter sua profissão mais valorizada. Para os profissionais que desejam entrar nesta área em ascensão, é importante possuir determinadas competências para conseguir se desenvolver e crescer na área. 

Confira algumas delas: 

Perfil Analítico

O profissional de perfil analítico é orientado a dados e toma decisões importantes de estratégia com base nisso. Característica fundamental na estratégia de Growth. 

Com o respaldo dos dados é possível entender quais resultados foram alcançados e quais precisam ser melhorados, antecipar tendências e assegurar que a empresa está caminhando na direção correta.

Criatividade

A criatividade é muito importante para o marketing, e para o Growth não seria diferente. O profissional deve abusar das ideias para buscar caminhos não tradicionais e encontrar soluções inovadoras para problemas. 

É uma característica muito bem avaliada pelas empresas que buscam profissionais dessa área. 

Curiosidade

A curiosidade também é uma característica valiosa para profissionais de growth. Questionar e ter uma atitude de curiosidade sobre dados e comportamentos do usuário/cliente podem levar o profissional a ir mais longe.

É através da curiosidade, aliada a criatividade, que novos caminhos e potentes estratégias são traçadas. A curiosidade leva a questionamentos, muitas vezes necessários, que não haviam sido feitos antes. 

Comunicação 

O profissional de Growth também deve saber se comunicar com várias áreas de um negócio: Vendas, Produto, Marketing, CS, etc. Logo, ter habilidades de comunicação se faz fundamental

Uma comunicação clara e sem ruídos faz a diferença na hora de alinhar projetos e estratégias e manter a equipe em sintonia e com uma estratégia redonda.   

Além disso, é preciso saber “vender” suas ideias e projetos aos superiores, o que também demanda muito das habilidades de comunicação. 

O Perfil T-Shaped e o Growth Marketing

O perfil T-shaped é um perfil muito buscado pelas empresas que desejam contratar profissionais de growth marketing. Isso se dá pois o profissional consegue ter uma boa visão do todo, entendendo sobre diversas áreas de forma mais generalista e, ao mesmo tempo, é especialista em uma área específica. 

Suas competências e habilidades multidisciplinares ajudam esse profissional a resolver problemas de forma criativa, entregar resultados e se integrar facilmente a diferentes equipes e projetos. O perfil desse profissional é semelhante ao exemplo abaixo. 

profissional t-shaped

Caso queira se inteirar mais sobre o assunto, recomendamos assistir esse vídeo, onde explicamos de forma rápida e objetiva alguns pontos relevantes desse perfil. 

Anos de experiência

Como você deve imaginar, não é possível se tornar um profissional T-shaped em um curso de um final de semana. São várias competências e habilidades que deverão ser desenvolvidas ao longo de alguns anos. 

O caminho para conseguir ter esse perfil é buscar áreas de seu interesse, que se complementam de alguma forma. Assim, você constrói um perfil multidisciplinar forte e que proporcionará ainda mais credibilidade para o mercado. 

No entanto, você pode (e deve) investir na sua carreira e começar a desenvolver essas habilidades o quanto antes. Já dizia aquele ditado: “Daqui um ano, você vai desejar ter começado hoje”. 

Comece o desenvolvimento de suas habilidades com o Plano Pro da Mirago. Assine e tenha acesso a mais de 50 cursos sobre diversas áreas do marketing, que te auxiliarão a ser um profissional T-shaped completo e atraente para o mercado. 

Você também pode iniciar seus estudos com o Curso de Marketing Digital Gratuito e sentir a diferença que o #JeitoMirago faz na hora do aprendizado. 

Que tipos de empresas contratam growth marketers?

A área de Growth Marketing tem crescido muito e vemos a demanda por profissionais dessa área aumentar continuamente. Existem muitas possibilidade de atuação que os profissionais encontram no mercado, com oportunidades nos mais diversos portes empresariais, como: 

  • Startups;
  • E-commerces;
  • Grandes Empresas;
  • Pequenas e Médias Empresas;
  • Agências;
  • Consultorias.

Salários de um profissional de Growth Marketing

A média salarial de um profissional de Growth Marketing é de R$6500, segundo o Glassdoor, podendo chegar até R$16.000. Quando olhamos para o nível de gerência esse valor aumenta consideravelmente, ficando com uma média salarial de R$14.530. 

média salarial de um profissional de growth marketing no Brasil

Média salarial de Growth Marketing, segundo a Glassdoor. 

Seja expert em Growth Marketing com a Mirago

Se você quer aprender de verdade as técnicas de Growth Marketing, precisa conhecer o Curso de Growth Marketing oferecido pela Mirago. Um curso completo com o professor Anderson Palma, especialista na área com mais de 17 anos de experiência e que está incluso na assinatura do Plano PRO.

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Nele, você aprenderá como funciona o Growth Framework e como a cultura de testes pode mudar o jogo de um negócio. Vai descobrir como levantar hipóteses, experimentos e como priorizá-los, para que em seguida realize seus testes.

Imersão em Growth Marketing

Outra opção, indicada para quem busca um curso mais aprofundado, é a Imersão Growth Marketing Experience. Durante 12 semanas, através de aulas online e ao vivo, você terá aulas aprofundadas de 7 estratégias diferentes do Growth, cada uma com um professor especialista e atuante no mercado, com ampla experiência. 

Na imersão da Mirago, você contará com atividades práticas e muita mão na massa, além de trabalhar com uma empresa real como estudo de caso. Se você quer prosperar nesta área, esse é o curso ideal e completo que você estava buscando.

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Conclusão

O Growth Marketing cresceu muito nos últimos anos e a tendência é continuar sendo muito valorizado pelas empresas, já que se trata de uma metodologia voltada ao crescimento de negócios.

Prepare-se para o mercado com a ajuda da Mirago!

Anderson Palma

Sócio-Fundador / Growth Marketer no Growth Labs, publicitário, Cientista do Marketing, especialista em jornada do cliente com mais de 17 anos de experiência em agências e empresas de diversos portes, no Brasil e no exterior. É Professor na Tera, Gama Academy, Conquer e Comschool, Mentor no Founder Institute, Inovativa Brasil e Ace Startups, além de Colunista no Mundo do Marketing e Palestrante nos maiores eventos de Marketing Digital e Growth Hacking do país.
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